Dúvidas Frequentes

  • As aves estão bicando umas as outras. O que pode estar acontecendo ?

    Este ato chama-se canibalismo, provavelmente suas aves estão em um espaço muito apertado ( alta densidade ) ou a ração que está sendo utilizada não esta dentro dos padrões ideais para as aves (Baixo teor de proteína; aminoácidos; sal ou cálcio e fósforo).
    Muitos produtores para reduzir custos, diminuem a quantidade de farelo de soja ou compram ração mais barata e consequentemente estas rações estão com teores de proteínas muito abaixo da necessidade das aves, levando ao canibalismo, redução no ganho de peso e mau empenamento das aves.

    O que fazer ?
    • Rever o espaço do galpão para aves adultas ( Ideal seria de 10 frangos/m² para aves de corte e 6 galinhas/m² para aves de postura )
    • Utilizar ração bem balanceada, comprada de fornecedores idôneos, utilizando na ração inicial ( 1 aos 28 dias ) uma Proteína minima de 21%, e na ração de engorda ( acima de 29 dias de idade ) uma proteína miníma de 18%.
    • Colocar verde para distrair as aves ( capim picado; folhas de batata doce; folhas de bananeiras, etc. )
    • Colocar sal na água, na proporção de 1 kg de sal para 1000 litros de água.
    • Separar as aves feridas e passar solução de iodo ou Violeta de Genciana nas áreas afetadas.
  • Existe hormônio na criação do frango ?

    É um mito a questão do uso de hormônio na criação do frangos de corte. Uma inverdade. Infelizmente divulgada por médicos e pessoas formadoras de opinião.
    A confusão surgiu primeiramente porque as pessoas comparam o desenvolvimento de um frango de corte (Industrial) ou um frango caipira melhorado geneticamente com um frango pé duro (da terra) que é criado solto comendo restos da lavoura e insetos e que não possui aptidão genética nenhuma para ganho de peso, com um frango geneticamente selecionado para ganho de peso, que recebe ração balanceada, criados em galpões climatizados; recebem vacinas diversas; e todos os cuidados para que se desenvolva bem e o mais rápido possível.
    A utilização de hormônio além de ser inviável é proibida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ( MAPA )
    Se fosse administrada via ração, por exemplo, esses hormônios, que são substancias proteicas, seriam destruídos pelas enzimas do sistema digestivo desses animais ( Enzimas Protease ) e não teriam como produzir efeito. Se esses hormônios fossem injetados, deveriam ser administrado em doses diárias, não seria nada fácil ( Só em 2008 foram produzidos 5,2 Bilhões de frangos no Brasil ) Todo o trabalho e estresse gerado tornariam inviável essa prática.
    Além disso, o uso de qualquer substância com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar, seja por qualquer meio, é proibido no Brasil (Instrução Normativa N° 17, de 18 de junho 2004 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento MAPA). Além de não haver a possibilidade de livre comércio dessas substancias em nosso País, as fiscalizações realizadas pelo governo iriam impedir tal uso.
    Cabe destacar que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e a industria Brasileira não poderia correr o risco de ter seu produto condenado pela presença de alguma substância que viesse a comprometer a qualidade do produto produzido e exportado para todo o mundo.
  • Meus frangos estão com verrugas. O que devo fazer ?

    Estas verrugas das aves, é uma doença viral chamada Bouba Aviária ou também conhecida como Varíola aviária e portanto não tem cura. Quando infectado, o animal apresenta dispneia, tristeza, penas arrepiadas, febre, nódulos escuros aparecem ao redor dos olhos, bico, crista e barbela. Lesões ao redor das narinas podem levar a produção de catarro, lesões sobre as pálpebras pode produzir lacrimejamento e até cegueira. Com o tempo os nódulos secam e escamam, sumindo em seguida.
    A bouba pode ser transmitida pelas escamas dos nódulos secos quando entram em contato com animais sadios, ou também através da picada do mosquito quando se alimenta de uma aves infectada e em seguida de uma ave sadia.
    Podemos fazer uso da antibioticoterapia para evitar a proliferação de bactérias oportunistas que poderão elevar a mortalidade das aves e melhorar a nutrição das aves com auxilio de vitaminas na água de beber.
    Recomenda-se que após a retirada do lote, limpe, queime as penas ao redor do galpão e lave todo o aviário com água e sabão e desinfete-o com amônia quaternária e deixe 30 dias de vazio sanitário (descansando sem nenhuma ave na propriedade). Quando reiniciar a criação, adquira aves de boa procedência que foram vacinadas no 1° dia no incubatorio e revacine todas as aves contra Bouba Aviária em torno do 35° ao 70° dia de idade.

    Dúvidas sobre bouba aviária entre em contato conosco contato@sitiodaerraavicultura.com.br

  • Minhas aves estão crescendo de maneira desuniforme, o que pode estar acontecendo ?

    Este problema, pode ter diversas causas:
    1. você pode estar adquirindo pintos de fornecedores não confiáveis. Ao comprar pintos de empresas sérias com registro no Ministério da agricultura, livres de patógenos como Salmonella e Micoplasma Galliseptico você está garantindo não trazer problemas para dentro da sua propriedade. Procure saber se tem veterinário na empresa que você esta adquirindo estas aves e exija a GTA ( Guia de transito animal ), ela é o atestado que suas aves estão sendo vacinadas.
    2. Podemos ter falhas no aquecimento destas aves ( Ideal primeiros 7 dias – 30 a 32°C );
    3. Pode ter usado ração com baixo teor de proteína ( Ideal nos primeiros 28 dias – 21% PB ) – Muitos criadores diminuem o farelo de soja na mistura da ração ou compram rações mais baratas nas lojas agropecuária e não se preocupam com o teor de proteína desta ração.
    4. Verificar se não temos aves doentes na propriedade, que possam estar disseminando doenças para o plantel de pintinhos mais novos.
    5. Verificar a qualidade da água utilizada na propriedade. Deveremos tratar a água com cloro( 3 a 5 ppm ) desde a chegada dos pintos até o período de abate. O único intervalo que deveremos não utilizar o cloro é no dia da vacinação das aves.
    6. Outras dúvidas sobre este assunto, entre em contato conosco através do nosso e-mail: contato@sitiodaerraavicultura.com.br
  • O que são promotores de crescimento ?

    São agentes antimicrobianos, tratados genericamente como antibióticos que são incorporados à ração dos frangos.
    Esse uso não terapêutico visa promover maior eficiência alimentar e melhor produtividade por agir diretamente na microbiota do trato digestivo da ave. No entanto o uso de antibióticos é totalmente controlado pelo Governo (MAPA),e a uma série de regras para seu emprego, de forma que a industria avícola o faça de maneira prudente e controlada. Esta ração com antibióticos tem um prazo para ser suspensa antes do abate, evitando assim, resíduos prejudiciais na carne do frango.
  • Pintos caipiras são todos iguais ?

    Não. Os pintainhos diferem tanto na genética como na biossegurança do plantel de onde foi adquirido estas aves.

    Existem no mercado fornecedores não idôneos que fazem multiplicação das linhagem hibridas ( ou seja, fazem o acasalamento destas aves que são vendidas no mercado ) com isto, estes lotes não atingem o ganho de peso esperado, consomem muita ração, piorando a conversão alimentar, assim como vai haver muitos problemas de pintainhos atrofiados no plantel, devido a consanguinidade. Os pintos com qualidade na genética são aves fruto de acasalamentos de linhas puras ( aves de alto valor agregado, devido a grandes investimentos em pesquisas de melhoramento genéticos. )
    Outro problema sério no mercado de aves caipiras, é a venda de pintos oriundos de granjas que não possuem o certificado emitido pelo ministério da agricultura, onde comprova que estas aves não são portadoras de Salmonelas e Micoplasma ( Doenças que são de transmissão vertical, ou seja, a transmissão vem da galinha matriz para os pintos. ) Existem empresas, não idôneas, no mercado, que possuem problemas sanitários e não descartam estas matrizes , transmitindo para os pintos híbridos vendidos no mercado problemas de Salmonela e micoplasma. Estas aves irão manifestar problemas durante toda sua vida, elevando a mortalidade do lote, trazendo assim um grande prejuízo para o cliente que adquiri estes pintainhos contaminados.
    Visto o que foi relatado anteriormente, tenham bastante cuidado na hora de adquirir os pintainhos. Eles devem ter bom potencial genético e sem problemas sanitários. Muitas vezes encontramos no mercado, pintainhos com preços muito inferior aos praticados e é nessa hora que devemos solicitar à empresa o certificado sanitário das matrizes e a GTA ( Guia de transito Animal – para saber se realmente estas aves foram vacinadas ), assim como solicitar qual o ganho de peso esperado para a linhagem que está sendo adquirida.

  • Posso criar frangos caipira para abate proximo a galinhas de postura e outras aves ?

    Não é aconselhável, visto que, o frango caipira criado para o abate, tem um ciclo de vida curto de 70 a 90 dias, não necessitando de tantas vacinas como a galinha de postura ( aves de ciclo longo – em torno de 2 anos de vida ). No momento que estas aves são criadas na mesma propriedade o risco de disseminação de enfermidades é muito grande.
  • Qual a idade ideal para abate do frango caipira ?

    Os frangos caipira da Nutriaves devem ser abatidos com idade de 70 a 90 dias, com peso médio de 2,3 a 2,8 Kg.
    Quando este frango é criado no sistema confinado (sem acesso a áreas de pastagens) e abatido em período inferior aos 70 dias , iremos conseguir pesos maiores, no entanto, perde as características de frango caipira, ficando a carne muito flácida e sem a coloração amarela, típico das aves caipira.
  • O que é coriza?

    Se trata de uma doença bacteriana que ataca principalmente o sistema respiratório superior e seios nasais. Esta diretamente relacionada a falhas de manejo, biossegurança e origem das aves.

    As principais causas desta doença são pintinhos com variadas idades em um mesmo aviário, galpões e equipamentos (bebedouros, comedouros, etc) sem limpeza e desinfecção adequada, pássaros e outras espécies de animais convivendo em um mesmo ambiente ou nas proximidades do aviário.

    Plantéis acometidos por coriza diminuem o consumo de água e ração, as aves ficam encorujadas e consequente há refugagem no lote e perdas econômicas.

    IMPORTANTE: Consulte técnico qualificado para avaliação do plantel.

  • Os produtores preferem pintinhos machos. Quais as principais vantagens de utilizar pintinhos mistos ( fêmeas e machos) no plantel?

    Plantéis mistos proporcionam:
    • Lotes com ambiente mais próximo ao natural (Mais calmo).
    • Menos stress e melhor condição de bem estar animal.
    • Melhor uniformidade e empenamento do plantel (Menos brigas entre as aves).
    • Melhor viabilidade e ganho de peso do lote.
  • Por que o produtor deve cuidar da limpeza, desinfetar o galpão e equipamentos regularmente e realizar a troca de calçado ao acessar o galinheiro?

    O controle sanitário (bioseguridade) é fundamental para um lote saudável, longe de desafios sanitários ocasionados por bactérias oportunistas, presente nas criações. O lote apenas conseguirá expressar seu máximo potencial se for saudável.

    Biosegurança = Resultado Econômico (R$)
    Desafio Sanitário = Perda Econômica (R$).

  • Por que os frangos ficam com as pernas tortas?

    As causas mais comuns para pernas tortas em frangos são:

    • Excesso de peso na primeira semana do lote, principalmente em frango de corte, acarretando necrose da cabeça do fêmur.
    • Desafios de microbrios, vírus. Por exemplo, a Staphylococcus, que ocasionam ossos moles e ruptura do tendão e Artrite Viral, que se trata de doença ocasionada pelo reovírus.
    • Falta de nutrientes na ração comprometendo a qualidade do alimento das aves. Em especial, deficiência de cálcio e fósforo.

    IMPORTANTE: Consulte técnico qualificado para avaliação do plantel.

  • Por que os frangos ficam sem penas nas costas e rabo?

    São diversos os fatores que podem ocasionar problemas no empenamento das aves. Veja a seguir algumas alternativas para evitar esta situação:

    • Nutrição: fornecer ração de qualidade que contenha proteína, energia, aminoácidos, vitaminas e minerais em quantidade adequada.
    • Fatores Estressores: as aves em aviários superlotados sofrem com qualidade de ar, cama, umidade, problemas de pernas, diminuindo a absorção principalmente de minerais necessários para o empenamento. As aves devem ser alojadas na densidade adequada.
    • Parasitas: piolho que suga o sangue do folículo da penas. Realizar a limpeza e desinfecção do galpão a cada alojamento.

    IMPORTANTE: Consulte técnico qualificado para avaliação do plantel.

  • Por que os frangos tem diarreia branca?

    Existem muitos fatores que podem causar a diarreia. As causas mais comuns são falhas de aquecimento (excesso de calor ou frio, causando amontoamento), onfalite (infecção por E. Coli), qualidade da água ofertada (temperatura/cloração), qualidade da ração (fermenta se úmida), e algumas doenças como por exemplo, a bronquite.

    IMPORTANTE: Consulte técnico qualificado para avaliação do plantel.

  • Por que os pintinhos apresentam caroços na cabeça?

    Devido a presença de insetos nos galpões de produção, principal vetor do vírus Poxvirus, que causa a popular Bouba. Em aves acometidas, são percebidas pequenas feridas, principalmente na crista, barbela e ao redor dos olhos, que tem cicatrização aumentada, semelhante a caroços.
    A principal forma de controle é a vacinação no período inicial da criação. Em caso de aparecimento dos sintomas no lote, deve-se intensificar as desinfecções e uso de inseticida externamente ao galpão.

    IMPORTANTE: Consulte técnico qualificado para avaliação do plantel.

  • Quais as principais causas e sintomas da coccidiose?

    São sintomas característicos da coccidiose: fezes com sangue, aves encorujadas, pequenas machas brancas ou vermelhas no intestino das aves (Coccidiose Facervilina, Coccidiose E.Maxima, Coccidiose E.Tinella), causando a diminuição de absorção de ração e consequente aumento do consumo e redução no ganho de peso das aves. Também ocasionam refugagem, mortalidade e aves arrepiadas.

    Dentre as causas mais comuns da coccidiose, podem ser citadas:
    • Tratador em contato com ambiente contaminado (circulação de um criatório a outro).
    • Cama úmida.
    • Pintinhos criados em cama reaproveitada sem ter sido tratada.
    • Pintinhos criados em cama onde houve a doença anteriormente.
    • Pintinhos criados em ambiente com mais que uma idade ( idades múltiplas).
    • Falhas de manejo. Limpeza dos bebedouros, qualidade da água, qualidade da cama, manejo das cortinas (ambiência).

    IMPORTANTE: Consulte técnico qualificado para avaliação do plantel.

  • Qual a importância da área de pastagem na criação de frango caipira?

    São diversos os fatores que tornam importante a área de pastagem na criação do frango caipira. Dentre eles podemos citar:

    • Liberdade para que o frango expresse seu comportamento natural (bem estar animal).
    • Confere rigidez, sabor e pigmentação à carne.
    • Redução do custo de produção, pela utilização de alimentação alternativa.

    Dica: Além da utilização da pastagem do piquete, pode-se ainda fornecer ao plantel outros alimentos, como moranga, mandioca, cenoura e repolho picados.

Menu